A propósito da Pintura NaifArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

A propósito da Pintura Naif

A propósito de artigo sobre Pintura Naif, convém referir que artistas naifs sempre existiram, convivendo com manifestações estéticas mais elaboradas. No Brasil, por exemplo, os museus de arte sacra guardam muitos ex-votos, ou seja, obras de pintura e escultura oferecidas aos santos como reconhecimento após uma graça alcançada.
Estes ex-votos são designados em Portugal por tábuas votivas. Na maior parte das vezes eram estes trabalhos efetuados por pintores amadores que se esforçavam por representar em suportes de madeira, lata e raras vezes em tela, cenas realacionadas com a cura de um familiar ou qualquer outra ajuda prestada pelo santo de devoção. Sendo pintores amadores poucos conhecimentos teriam sobre as técnicas do desenho como a perspetiva. Assim, as obras executadas eram autênticos quadros naifs.

Assinale-se que o pintor naif mais importante foi o francês Henri Rosseau (1844-1910).
Em www.netbila.net, na rubrica Raízes Culturais > Usos e Costumes, encontrará junto a artigo sobre tábuas votivas (ex-votos), imagem de um exemplar pintado em madeira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.