Conhecimento teórico e prático das cores
Das pesquisas e estudos que efetuei, em determinado tempo, sobre a Pintura e suas técnicas, o ArteAzul'Atelier foi, desde o seu início, adquirindo uma série de cadernos informativos, com inúmeros exemplos explicativos acerca dos temas Desenho e Pintura, e das obras de Grandes Mestres. Esses cadernos foram reunidos numa pequena enciclopédia, servindo, ainda hoje, de complemento aos meus conhecimentos práticos, e auxiliar teórico para a realização de algumas obras que, ao longo dos anos tenho vindo a realizar.
Essa enciclopédia que refiro é o resultado do trabalho de recolha levado a efeito pela editora Nova Cultural, em S. Paulo, no Brasil, em 1985, servindo-se da edição original Invito alla Pittura, de Gaspare de Fiore.
Deste modo, fui acrescentando ao sítio do ArteAzul’Atelier, em arteazul.net, partes de alguns textos, alguns por mim alterados ou mesmo simplificados, juntando-lhes imagens e realçando pequenos pormenores da História da Arte.
Améla Raio
Pintura a Óleo – a Cor
O elemento que distingue universalmente a pintura, nomeadamente a pintura a óleo, de outras manifestações plásticas é a cor. Tanto no passado como no presente, as obras pictóricas são representações plásticas em que a cor é o elemento principal.
O meio material da cor em todas as técnicas de pintura é uma substância corante conhecida como pigmento.
Assim, o primeiro passo na iniciação à pintura em geral é o conhecimento teórico e prático das cores. A busca da cor a partir de modelos naturais é um bom exercício para uma boa prática da arte de pintar.
A técnica da utilização da tinta a óleo na Pintura foi, durante longos anos, a mais difundida e, consequentemente, a mais conhecida entre os artistas. A Pintura a Óleo consegue reproduzir exatamente as cores dos modelos e é um processo lento no que diz respeito à secagem das tintas. Assim, o Pintor pode facilmente fazer alterações à sua obra com a tinta ainda fresca. Sendo a pintura a óleo das técnicas mais nobres e tradicionais, há quem diga que ela é ideal para principiantes.
A pintura a óleo surgiu no século XV e a sua invenção é atribuída ao pintor flamengo Jan Van Eyck, pintor naturalista, dando importância nas suas obras aos pormenores e cores vivas. Tornou-se, desde essa época, uma das técnicas mais difundidas entre os artistas.
A Pintura a Óleo identifica-se pelo colorido quente, pela tinta encorpada que marca a tela com saliências e pela fusão característica das tonalidades. Permanece estável face à ação do tempo e da luz.
Todas as técnicas utilizadas em pintura recorrem a dois elementos básicos: o pigmento e o aglutinante. Os pigmentos - substâncias corantes -, são comuns às diferentes técnicas. As substâncias aglutinantes é que determinam e dão nome a cada uma dessas técnicas. Na pintura a óleo, o aglutinante é, precisamente, o óleo.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...