Caixa decorada com guardanapoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Caixa decorada com guardanapo

Caixa de madeira


Caixa de madeira decorada com recortes de guardanapo

Um dos objetos apropriados e mais apreciados para utilizar a técnica de guardanapo é uma caixa de madeira. Esta pode facilmente ser transformada num elemento decorativo e também num objeto de utilidade, como por exemplo um atraente guarda-jóias. Na escolha de uma caixa, devemos certificar-nos se a tampa não é demasiado justa, pois com as sucessivas camadas de verniz que são exigidas nesta técnica o volume aumenta, impedindo o seu fecho.
No caso da caixa que possuímos ter uma tampa justa, a decoração não deverá incidir sobre a área de encaixe. No caso deste simples objeto, pode optar-se por decorar apenas o exterior ou também o interior que, no entanto, pode substituir-se por uma simples camada de papel.
Para começar o trabalho prepara-se a superfície da caixa com lixa de grão médio de modo a dar um polimento, limpando-se depois muito bem para retirar o pó produzido.
Aplica-se depois uma camada de tinta, deixando secar completamente durante umas horas. Seca a tinta, deve passar-se em toda a área pintada lixa fina.
Recortem-se os motivos do guardanapo que vamos aplicar na decoração, numa boa quantidade. Com a caixa e os motivos podem fazer-se agora algumas experiências dispondo os elementos de várias maneiras, podendo escolher-se assim a composição que mais nos agrada.
São os recortes maiores que devem ser colados em primeiro lugar. Para isso espalha-se uniformemente a cola transparente sobre a superfície da parte de trás dos recortes e pressiona-se para que a colagem seja eficaz. Pode inclusivamente utilizar-se uma folha de papel branco para ajudar nessa pressão. Cole os recortes de guardanapo nos sítios que planeou, completando assim esta fase importante do trabalho. Deixe-se secar a cola.
Aplica-se agora a primeira camada de verniz com uma trincha sempre na mesma direção. Deixe-se secar durante vinte e quatro horas. Depois de seca a primeira camada, dê-se uma segunda, desta vez aplicando o verniz noutra direção. Novamente deixe-se secar durante outras vinte e quatro horas. Com o verniz seco, antes de aplicar nova camada, friccione suavemente com lixa fina e retire o pó. Dêem-se camadas sucessivas usando o mesmo processo. Dê tantas camadas quantas as necessárias, de modo a que as bordas dos recortes não sejam percetíveis ao tato.
Por último, depois de limpar as áreas envernizadas, passe-se um pano fino com uma pequena camada de cera para melhorar o brilho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»