Pintura em sedaArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Pintura em seda

A seda, antigamente, era simplesmente colorida


Técnicas de pintura em seda com o aparecimento da guta

A suavidade do toque e o brilho da seda têm, ao longo dos tempos, talvez desde há mais de 3500 anos, cativado mulheres e homens. A sua procura e respetiva comercialização levaram ao aparecimento de rotas terrestres e marítimas, como por exemplo do Japão ao Mediterrâneo. Inicialmente, a seda era simplesmente colorida, surgindo as primeiras técnicas na China e na Índia.
Com o aparecimento da guta, - goma resinosa usada para delinear os contornos dos desenhos servindo de barreira ao alastramento das tintas -, desenvolveram-se as técnicas de pintura graças a esse precioso recurso e os artesãos foram aperfeiçoando os métodos de fixação das tintas.
Secretamente no que diz respeito aos produtos utilizados, a arte de colorir e pintar a seda assim permaneceu durante muitos anos. Hoje, contudo, não existem segredos e os materiais e utensílios estão ao alcance de todos.
Os resultados são mais impressionantes, à medida que a aprendizagem dos interessados nesta arte vai evoluindo. Técnicas inovadoras foram, nos últimos anos, aparecendo, melhorando substancialmente a diversidade artística e a rapidez de execução. De facto, são inúmeras as técnicas usadas na atualidade para pintar sobre a seda. Além disso, de cada uma dessas técnicas inovadoras, muitas nuances artísticas poderão ser encontradas imprimindo a cada peça toques completamente originais. O que acontece verdadeiramente com estes novos processos de transformação dos coloridos em tecido de seda é a surpresa sentida pelo próprio artista ou artesão quando o resultado final esperado ultrapassa muitas vezes quaisquer expectativas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»