Relicário ArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Relicário

Relicário Presépio


Primeiro relicário efetuado no ArteAzul-Atelier, em junho de 2013

Este relicário, como mostra a imagem, foi o primeiro efetuado no ArteAzul'Atelier. Como em qualquer outro trabalho do qual não há conhecimento exato da técnica, foi necessário estudo e pesquisa para encontrar a solução de alguns problemas que se nos deparam com a realização de alguns pormenores. Mas nem sempre se encontram essas soluções com facilidade. Um trabalho de experimentação, optando pelos materiais que melhor se adequam à execução, é fundamental.
Após um período experimental e a idealização do projeto, foi feita uma maquete em cartão. A partir dos vários elementos que formam a maquete, mandou-se cortar as respetivas peças em vidro fino e também duas peças em tabopan (aglomerado de madeira).
Com exceção de alguns detalhes, importantes apesar de tudo, todo o trabalho de construção do relicário é semelhante ao da execução de registos. Enquanto o registo é pendurado, tal como um quadro, na parede, um relicário, normalmente, é colocado em cima de um móvel em local de destaque.
Os relicários, num sentido mais sério e digno, são estruturas construídas de materiais diversos que permitem preservar corpos de santos ou parte deles; objectos; substâncias ou algo material para efeitos de veneração no âmbito religioso.
Modernamente, os relicários vêm sendo também utilizados para guardar e ao mesmo tempo expor imagens tridimensionais de santos, do mesmo modo no sentido da veneração. São estes a que o ArteAzul'Atelier dá atenção especial.
Efetuada a maquete com os diferentes elementos em cartão, é muito importante que o corte dos vidros seja absolutamente rigoroso, ou seja, o polígono de cada face da maquete deve ser transposto exatamente com as mesmas dimensões e ângulos para o polígono correspondente em vidro. Só assim, o processo de colagem dos lados de cada polígono em vidro será possível com êxito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»