Peça em folha de estanho para tabuleiro
Técnica "richelieu"
Esta peça em folha de estanho para tabuleiro foi executada através de trabalho minucioso, aplicando a técnica "richelieu" na folha de estanho. Depois de passar o desenho do papel vegetal para o lado avesso do estanho com um buril de ponta fina, esse desenho é novamente marcado, agora sem o papel vegetal, de modo que as linhas fiquem bem visíveis pelo lado direito e, por sua vez, com um determinado relevo.
Seguidamente, com um esfuminho e depois com o buril de ponta fina, rebaixam-se os contornos das linhas do desenho a fim de ficarem bem delineadas, já com mais relevo. Este passo é efetuado com a folha de estanho em cima de uma placa dura.
Depois, com o estanho do lado avesso e em cima de um pano de flanela, vai-se repuxando com um esfuminho ou buris de bola, nos desenhos que se pretende realçar, dando-lhes relevo.
Efetuado este trabalho, enchem-se as concavidades com resina e cera derretidas ou tapa fendas.
Deixa-se secar. Depois, com o estanho pelo lado direito, em cima de uma placa dura ou de vidro, vai-se recortando todos os espaços com um buril de corte, obtendo, deste modo, um "richelieu" em folha de estanho.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...