Découpage e PergamanoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Découpage e Pergamano

Similitudes entre "découpage" e "pergamano"


Minuciosidade

Não, evidentemente não queremos comparar e muito menos igualar à qualidade artística do « découpage » - que se realiza nomeadamente na Suiça, mais concretamente nos vales e montanhas da região do Pays-d’Enhaut -, os trabalhos em pergamano, resultado de composições de diferentes imagens e barras de limitação e enquadramento, usando como suporte o papel de pergamano.
Porque temos vindo, no Atelier, a efetuar obras em papel pergamano, desde há bastantes anos, e a observar, repetimos, apenas observar, obras preciosas em Découpage, ora através de sítios na internet ou mesmo na observação direta, naquela região suiça, de trabalhos de découpage como os que se encontram em exposição permanente no « Musée du Vieux Pays-d’Enhaut, » fazemos esta reflexão sabendo existirem entre as duas técnicas, pontos de contacto, isto é, analogias no que respeita aos materiais e aos utensílios.
Para além da Região do « Pays-d’Enhaut », na Suiça, o découpage continua a ser executado como forma de expressão artística na China, de onde terá irradiado, Japão, Alemanha, Polónia, um pouco por toda a Europa e também na tradição judaica, recorrendo-se às culturas e costumes regionais para representá-los nas obras em papel.
Efetivamente, ambas as técnicas usam como material, que serve de suporte para a efetivação do trabalho artístico, o papel. No découpage um papel suficientemente resistente como as cartolinas e no pergamano o papel vegetal, um tipo de papel resistente e translúcido, usado para decalques de desenho, a que se chama papel pergamano.
As tesouras ou diferentes tipos de instrumentos cortantes são utilizados como ferramentas principais para a realização de obras de découpage e de pergamano. Assim, em resumo e num sentido amplo, estas ferramentas e os materiais de suporte constituem pontos de contacto interessantes entre as duas técnicas de trabalhar o papel. Convém referir que, em ambas, o trabalho é exaustivo e de precisão, dando-se muita importância aos pequeninos pormenores. A minuciosidade é outro ponto de contacto entre o découpage e o pergamano.

Clique na imagem para visualizar em maior tamanho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.