Presépio em patchworkArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Presépio em patchwork

Construção de um presépio com a técnica patchwork

Inspiração na época natalícia

Na época natalícia a inspiração ocorre de um modo natural, pelo acontecimento, a celebração do nascimento de Jesus e a festa da família. Deste modo, os ambientes das nossas casas tornam-se calorosamente luminosos e as cores sobressaem vistosas e alegres. As compras de objetos e arranjos florais tornaram-se um hábito e é neste sentido que incentivamos a uma certa criatividade e simplicidade, metendo as mãos na massa, realizando, ou pelo menos contribuindo para a construção de uma boa decoração interior, singela mas carregada de significado, efetuando, porque não, uma ou outra obra de trabalhos manuais, exercitando e dando lugar à capacidade artística.
Poderíamos dar imensas sugestões para a realização de qualquer elemento que contribuísse para a valorização decorativa da festa do Natal. Por agora, apresentamos um trabalho em patchwork embutido que realizámos em diversas colorações. O patchwork é uma técnica que exige alguma paciência e cuidado, sobretudo se abundarem os pormenores. Portanto, dependendo da precisão com que se pretende levar por diante uma obra em patchwork, as escolhas das diferentes partes do desenho deverão ser convenientemente selecionadas, desaconselhando-se talvez as áreas de reduzidas dimensões, facilitando de certo modo o trabalho. Mostramos na imagem a construção de um presépio segundo esse processo que é o patchwork embutido.
O presépio da imagem tem a particularidade de conter alguns acabamentos com pequenos pormenores de decoração complementar, não fazendo estes parte da técnica propriamente dita - o patchwork.
Sendo a composição um presépio, decidiu-se, através de pequenos elementos, expressar um pouquinho do brilho que o Natal transmite com estrelinhas autocolantes e pequenos rabiscos desenhados com caneta de brilhos dourados, debruando perfis de alguns dos tecidos que representam as vestes das diferentes figuras. No mesmo sentido, uma rendinha branca foi aplicada no berço através de colagem.
Note-se o brilho, resultado da escolha dos tecidos, privilegiando-se os dourados e outros tons de grande expressividade de cor em contraste com um fundo parcialmente escuro, o castanho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.