Seda: técnica do salArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Seda: técnica do sal

Aguarela com Técnica do Sal


Sal e Aguarela na seda ou musselina

A técnica do sal aplica-se para pintar tecidos em seda. A peça apresentada neste artigo, no entanto, é de musselina, tecido igualmente fino, mas ligeiramente mais pesado. Mesmo assim, serve perfeitamente para utilizar a técnica do sal, conforme descrevemos. Neste caso, a peça, com dimensões apreciáveis, mais ou menos 180 cm de comprimento por 100 cm de largura, foi colocada no bastidor sem que fosse demasiado esticada.
Com o peso das tintas e da água, formou-se assim uma leve concavidade na sua parte central, originando por esse facto uma convergência na orientação das duas cores aplicadas (azul e verde) para o meio da peça. Ou seja, quando da aplicação das pedras de sal sobre a aguarela, os efeitos de "lágrima", com o passar de algum tempo, foram-se misturando, acentuando e orientando-se, naturalmente, na mesma direção.
Entendeu-se, nesta pintura, parar o efeito do sal em determinado momento, antes mesmo que este continuasse a absorver mais tinta, por se considerar que a harmonia de cores e as nuances originadas pelo sal atingiram o seu ponto máximo de beleza. Nesse momento, que é sempre muito relativo em função do gosto de cada artista ou  observador, usou-se o secador de cabelo para impedir a progressão dos efeitos.
No intuito de alterar para maior o tamanho da imagem, alguma composição gráfica foi acrescentada, notando-se bem as pedras de sal numa das fases evolutivas dos seus efeitos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Ovos de Páscoa em esferovite

Decoração com bisnagas dimensionais Orientação para crianças Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas. Em primeiro lugar, as superfícies dos "ovos" são pintadas com tintas acrílicas, metalizadas ou não. Neste caso utilizou-se apenas uma cor de fundo. Contudo, podem ser usadas duas ou mais cores, dependendo do gosto. Após a pintura deixa-se secar muito bem. Este processo de secagem é relativamente rápido. Dado o formato em questão, para pintar e decorar o "ovo" servimo-nos de um palito de churrasco ou arame, cravado na superfície para o suportar. Também a boca de um frasco pode fazer jeito para apoiar uma das extremidades do ovo. Com estes simples auxili...