Tintas para sedaArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Tintas para seda

Seda


Tintas para seda e sua fixação

A seda tem as suas raízes na cultura da amoreira e na criação do bicho da seda que se alimenta basicamente das folhas daquela árvore. Designa-se esta atividade por sericultura ou sericicultura. Foram os transmontanos que, em Portugal, começaram a fabricar sedas e posteriormente as tingiram e coloriram.
A indústria da seda em Trás-os-Montes manteve-se durante séculos, tendo sido um setor económico importante no fim do século XVIII e início do século XIX, gerando riqueza sobretudo em Bragança e no nordeste transmontano.
Em Chacim, freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, existiu uma fábrica de transformação e manufatura da seda.
As tintas para seda apropriadas são líquidas, translúcidas e de fácil aplicação, não produzindo empastamentos. Deste modo, depois de pintada, a seda não perde as suas características de maleabilidade e suavidade textural. Após a aplicação das tintas para seda e da sua secagem deve proceder-se à sua fixação conforme indicação das marcas respetivas.
Normalmente, encontram-se no mercado dois tipos de tintas de pintar em seda: as de fixação a ferro de passar e as de fixação a vapor. Contudo, o ARTEAZUL'ATELIER teve já a oportunidade de trabalhar com uma marca brasileira de tintas de pintar a seda que não necessitam do processo de fixação.
Em nosso entender, a fixação a ferro é a mais fácil de executar: consiste na colocação de um tecido de algodão por cima da seda pintada depois de seca e, com o ferro em temperatura de algodão, sem vapor, passar de cinco a dez minutos. Depois da fixação das tintas, a peça de seda poderá agora ser lavada, seca normalmente e passada com ferro na temperatura apropriada para a seda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»