Découpage e Cultura TradicionalArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Découpage e Cultura Tradicional

Château-d'Oex, Suisse, Août 2012

O Découpage e a cultura do Pays-d'Enhaut

A tradição expressa na arte do Découpage

Tal como em outras técnicas de arte, também o Découpage, referindo  evidentemente o Découpage na Suiça, especificamente o do Pays-d’Enhaut, tem sofrido influências modernistas em que diferentes opções estruturais de composição são adotadas, como as efetuadas através de motivos assimétricos e abstratos.
Contudo, os seguidores da tradição inspiram-se sobretudo nos costumes da região do Pays-d’Enhaut: cenas da movimentação dos pastores de e para os chamados “Alpages” - pastagens de altitude nos Alpes e nas montanhas que antecedem os Alpes (pré Alpes); atividades  nos chalés dos “Alpages” onde durante o período estival, de maio a setembro, os pastores se dedicam aos trabalhos de pastorícia com as suas vacas, à produção de leite e fabricação do queijo segundo métodos tradicionais. Deste modo, os artistas “découpeurs” alimentam muito a sua inspiração através dos símbolos de uma Suiça idílica resultando daí composições populares das montanhas e das vivências dos seus habitantes.
O “Découpage” popular, de origem no Pays-d’Enhaut, espalhou-se por toda a Suiça, muito particularmente em Saanenland e cantão de Fribourg. Encontram-se, por isso, por todo o país, à volta de quinhentos membros que fazem parte de uma associação de “découpeurs” sem que exista escola alguma de ensino do “Découpage”, fazendo com que todos os artistas que executam esta técnica sejam autodidatas independentes. Neste contexto, surgiu recentemente a ótima ideia de um projeto, que neste momento se encontra numa fase embrionária de estudo, para a fundação em Château-d’Oex - comuna central da região do Pays-d’Enhaut - do Centro Internacional de Découpage a instalar nesta localidade sob a orientação do "Musée du Vieux Pays-d’Enhaut", onde se encontram as principais obras dos precursores da arte de “Découpage”.

Musée du Vieux Pays-d'Enhaut, Château d'Oex - Suisse

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»