Château-d'Oex, Suisse, Août 2012 |
O Découpage e a cultura do Pays-d'Enhaut
A tradição expressa na arte do Découpage
Tal como em outras técnicas de arte, também o Découpage, referindo evidentemente o Découpage na Suiça, especificamente o do Pays-d’Enhaut, tem sofrido influências modernistas em que diferentes opções estruturais de composição são adotadas, como as efetuadas através de motivos assimétricos e abstratos.
Contudo, os seguidores da tradição inspiram-se sobretudo nos costumes da região do Pays-d’Enhaut: cenas da movimentação dos pastores de e para os chamados “Alpages” - pastagens de altitude nos Alpes e nas montanhas que antecedem os Alpes (pré Alpes); atividades nos chalés dos “Alpages” onde durante o período estival, de maio a setembro, os pastores se dedicam aos trabalhos de pastorícia com as suas vacas, à produção de leite e fabricação do queijo segundo métodos tradicionais. Deste modo, os artistas “découpeurs” alimentam muito a sua inspiração através dos símbolos de uma Suiça idílica resultando daí composições populares das montanhas e das vivências dos seus habitantes.
O “Découpage” popular, de origem no Pays-d’Enhaut, espalhou-se por toda a Suiça, muito particularmente em Saanenland e cantão de Fribourg. Encontram-se, por isso, por todo o país, à volta de quinhentos membros que fazem parte de uma associação de “découpeurs” sem que exista escola alguma de ensino do “Découpage”, fazendo com que todos os artistas que executam esta técnica sejam autodidatas independentes. Neste contexto, surgiu recentemente a ótima ideia de um projeto, que neste momento se encontra numa fase embrionária de estudo, para a fundação em Château-d’Oex - comuna central da região do Pays-d’Enhaut - do Centro Internacional de Découpage a instalar nesta localidade sob a orientação do "Musée du Vieux Pays-d’Enhaut", onde se encontram as principais obras dos precursores da arte de “Découpage”.
Musée du Vieux Pays-d'Enhaut, Château d'Oex - Suisse
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...