Le Découpage d'Anne-Marie Vallotton-SaugyArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Le Découpage d'Anne-Marie Vallotton-Saugy

Anne-Marie Vallotton-Saugy


Anne-Marie Vallotton-Saugy executando um dos seus quadros de Découpage

Anne-Marie Vallotton-Saugy pertence a uma família com fortes tradições na arte do Découpage. Um dos seus familiares, Louis Saugy, falecido em 1953, foi um dos mais importantes artistas precursores desta interessantíssima, bela e minuciosa arte tradicional do Pays-d’Enhaut, na Suiça, de quem tivemos já a oportunidade de referir em artigo anterior.
Anne-Marie Vallotton-Saugy nasceu em 1950, em Rougemont, uma das três principais localidades do Pays-d’Enhaut, região montanhosa nos pré Alpes suiços, onde passou uma infância tranquila e feliz. Iniciou-se na arte do Découpage em 1972, prosseguindo a tradição familiar. Utilizando papel bicolor, com muita paciência, Anne-Marie desenha o motivo, a lápis, sobre o lado branco do papel dobrado em dois, colado provisoriamente nos bordos. Em seguida vem a fase delicada do corte usando duas tesouras muitíssimo bem afiadas. No final, os bordos anteriormente colados são agora descolados, abrindo-se a folha anteriormente dobrada, descobrindo-se assim um novo quadro simétrico de cor negra que é colado sobre um fundo claro.
Durante os primeiros anos da sua carreira, Anne-Marie representava nos seus quadros em Découpage cenas tradicionais da região onde nasceu e cresceu como, por exemplo, a partida para as montanhas dos pastores com os seus rebanhos de vacas e cabras. Contudo, pouco a pouco, a artista foi introduzindo nas suas obras outros motivos, sobretudo histórias de amor através de símbolos da sua imaginação: “pacotes de amor”, “a chave da felicidade”, “o violinista tocando uma serenata à sua amada”.
Entretanto, Anne-Marie Vallotton-Saugy segue a sua inspiração e descobre novas composições. Têm sido temas dos seus quadros a atualidade, a música e a história. Tudo é permitido, segundo o seu ponto de vista. Executa também trabalhos por encomenda, reproduzindo as casas e aspetos das vidas dos apaixonados do Découpage.
Segundo a tradição, cada découpeur transmite às suas obras uma marca pessoal. Deste modo, Anne-Marie representa nos seus quadros pequenos corações; as suas vacas são desenhadas com a cauda no ar; os passarinhos que fazem parte das suas composições têm sempre o bico aberto e cantam nos telhados dos chalés ou nas fontes.
Cada trabalho em Découpage representa para Anne-Marie uma fonte de evasão e de sonho, permitindo-lhe escapar ao rigor da vida quotidiana e, ao mesmo tempo, fazer também sonhar os que apreciam esta arte.

Le Découpage d'Anne-Marie Vallotton-Saugy

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Ovos de Páscoa em esferovite

Decoração com bisnagas dimensionais Orientação para crianças Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas. Em primeiro lugar, as superfícies dos "ovos" são pintadas com tintas acrílicas, metalizadas ou não. Neste caso utilizou-se apenas uma cor de fundo. Contudo, podem ser usadas duas ou mais cores, dependendo do gosto. Após a pintura deixa-se secar muito bem. Este processo de secagem é relativamente rápido. Dado o formato em questão, para pintar e decorar o "ovo" servimo-nos de um palito de churrasco ou arame, cravado na superfície para o suportar. Também a boca de um frasco pode fazer jeito para apoiar uma das extremidades do ovo. Com estes simples auxili...