Slow MadeArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Slow Made

Movimento "Slow Made"


Valorização do tempo

Contrariando uma cultura chamada moderna, onde tudo se move em velocidade estonteante, daí advindo algumas vezes um certo descontrolo na criação das coisas - objetos, causas, organização de acontecimentos -, assim como a própria arte executada instantaneamente ou em tempos muito reduzidos - sem colocar em causa, evidentemente, o seu valor reconhecido por muitos artistas conceituados -, têm surgido, nos últimos anos, diversos movimentos tentando contrariar essa celeridade em favor do reconhecimento do tempo que se julga necessário para as realizações nas suas mais variadas formas.
Lembremo-nos do "fast food" e do seu significado: "comida rápida" ou "comida pronta" - expressões genéricas atribuídas a uma preparação rápida e, por isso, servidas num espaço de tempo muito curto. Na atualidade, este modo de comer é muito usado nas gerações mais novas, influenciadas sobretudo pela agressividade do marketing das grandes cadeias internacionais do "fast food". De facto, toda esta rapidez no fazer e no comer impõe-se na dinâmica do lucro através de métodos tecnologicamente avançados de confeção, poupando-se energia, e isso constitui uma mais valia, e também o menor tempo de consumo permitem uma maior rotatividade de consumidores para não falar de produtos facilmente digeríveis de que resulta um retorno rápido ao consumo e consequentes ganhos económicos sem otimizar a qualidade.
Estes métodos consumistas têm vindo a impor-se, manifestando-se, felizmente, uma reação por parte de muitos, dando lugar ao "Slow Made". Nesse sentido, o ARTEAZUL'ATELIER tem vindo a sensibilizar a sua atitude, concluindo através das diversas atividades, nomeadamente na execução das suas obras, que o tempo melhora e frutifica.
Assim, a reabilitação da importância do tempo despendido para melhor produzir, melhor trabalhar e melhor consumir fez encontrar os movimentos "Slow".
Lançado em França, em 22 de novembro de 2012, pelo "Mobilier National" e pelo "Institut National des Métiers d'Art", o "Slow Made" tem como objetivos a implementação dos seguintes valores: a pesquisa, a técnica, a prática, a transmissão de conhecimento, o registo de propriedade e justiça no preço. O movimento encoraja uma ética responsável do autor e do produtor, incutindo ao consumidor uma parte importante no processo na medida em que opta pelos valores que caracterizam o "Slow Made". A sua vocação é a de sensibilizar, estimular, valorizar os ofícios de criação, como os da arte, da moda, do design, da arquitetura e das artes de jardinagem e perfumaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Ovos de Páscoa em esferovite

Decoração com bisnagas dimensionais Orientação para crianças Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas. Em primeiro lugar, as superfícies dos "ovos" são pintadas com tintas acrílicas, metalizadas ou não. Neste caso utilizou-se apenas uma cor de fundo. Contudo, podem ser usadas duas ou mais cores, dependendo do gosto. Após a pintura deixa-se secar muito bem. Este processo de secagem é relativamente rápido. Dado o formato em questão, para pintar e decorar o "ovo" servimo-nos de um palito de churrasco ou arame, cravado na superfície para o suportar. Também a boca de um frasco pode fazer jeito para apoiar uma das extremidades do ovo. Com estes simples auxili...