Emolduramento de PergamanosArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Emolduramento de Pergamanos

Pergamanos em quadros


Escolha das molduras

Os pergamanos, isto é, os trabalhos em papel pergamano que temos vindo a referir em diversos artigos podem ser emoldurados, constituindo desse modo expressivos elementos de decoração de paredes, conforme poderá observar-se nas fotos inseridas nas galerias “Pergamano”. Por outro lado, o emolduramento neste caso específico é muito importante para a preservação do trabalho que levou tanto tempo e cuidado a concretizar. Além da moldura propriamente dita, o pergamano deverá ser protegido com vidro deixando-se um pequeno espaço entre este e o pergamano.
Na escolha das molduras, deve ter-se em conta, claro está, em primeiro lugar, o gosto como não poderia deixar de ser, mas também, em nosso entender, uma certa concordância entre as cores do emolduramento e os tons do papel pergamano – o branco, branco cinza e prateado.
Muitas combinações de cores poderão ser exploradas, num exercício de variadas experiências dada a facilidade com que podem juntar-se os fundos de cor e tons, as molduras e os pergamanos. Assim, com muita facilidade poderão comparar-se diversas composições de modo a fazerem-se opções acertadas dentro do que consideramos uma bela harmonia capaz de despertar boas sensações a quem observa um quadro ou grupo de quadros de pergamano numa parede do interior de uma habitação ou de outro espaço qualquer.
Quanto à estrutura da moldura e suas linhas em desenho mais ou menos requintado, aconselha-se uma moldura não muito rebuscada de maneira a realçar a obra que é, ela sim, um resultado deveras minucioso, aliando-se uma certa discrição na molduragem em contraste com a complexidade da obra em papel pergamano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Janela Decorativa de Natal

Decorações de Natal – 2024 A pequena obra, expressa na foto acima, foi realizada por Amélia Raio, na Galeria ArteAzul’Atelier. A autora, inspirada na magia das paisagens de neve e no brilho maravilhoso desta época natalícia, efetuou esta composição tridimensional, conjugando vários materiais.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.