EscapulárioArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Escapulário

“Escapulário” nas artes decorativas


Pintura e decoração em tecido

Falaremos aqui de escapulários, apenas com o intuito de referir a palavra relacionando-a com objetos decorativos parecidos com o verdadeiro escapulário e que as artes decorativas têm vindo a realizar. Não deixamos, contudo, de fazer pequenas considerações sobre o seu verdadeiro significado.
Consultando o dicionário online Priberam, constatamos uma definição simples, concisa, mas que rapidamente nos induz para uma significação de teor religioso: “tira de pano que certos religiosos trazem, pendente do pescoço, por cima da túnica”. Assim, chegaremos ao objetivo principal deste artigo, ou seja, exemplificação através de trabalho em tecido de um “escapulário” adaptado dos escapulários religiosos, mais ou menos de acordo com a sua origem.
O escapulário é normalmente ligado à Ordem do Carmo, reconhecida pela Igreja Católica. O escapulário é também, para a religião cristã católica, um símbolo de fé, de proteção física e espiritual. É feito tradicionalmente de tecido, encontrando-se hoje em dia em ouro, em prata, em bronze ou madeira. Estas informações e outras podem encontrar-se no sítio brasileiro sobre significados das palavras em significados.com.br/escapulario/.
Mencionamos então o “escapulário” que as artes decorativas adotaram para elemento decorativo, feito em tecido e depois com decoração apropriada como o apresentado na imagem, mostrando-se como exemplar do que pode fazer-se neste capítulo da decoração, executando-se uma peça de escapulário em tecido de linho, devidamente debruado com galão e franja. Serve para decorar uma mesinha, parede ou porta.
Para os elementos decorativos principais, desenharam-se anjos e recortaram-se em vários tecidos, segundo roupagens, cabelos e outras partes e colados nos devidos lugares. As faces e representação das auras dos anjos foram efetuadas com bisnaga dourada para tecido. Os tecidos de cada elemento das roupagens foram do mesmo modo delineados com a mesma bisnaga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.