Imitação de VitralArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Imitação de Vitral

Pintura em Vidro


Realização na parte menos texturada

Todo o trabalho de contorno e pintura é realizado pelo lado mais liso do vidro martelado.
Primeiro limpa-se com álcool para retirar qualquer tipo de gordura.
Seguidamente, coloca-se o desenho escolhido debaixo do vidro e passam-se todas as linhas com caneta de acetato. Fica o desenho, deste modo, transportado para o vidro.
Depois, contornam-se todas as linhas com bisnaga relevo para vitral de cor preta ou chumbo prata, conforme o gosto.
Deixa-se secar durante 24 horas.
Selecionam-se as cores de verniz vitral a aplicar e vai-se procedendo à pintura de cada espaço delimitado pelo contorno de relevo, usando pincéis redondos e macios.
Podem efetuar-se matizes, aplicando primeiro a cor mais clara e, logo de seguida, a cor mais escura, de maneira a criarem-se zonas de luz e sombra.
Depois de todos os espaços pintados, deixa-se secar novamente durante 24 horas.

(Retirado de uma revista de artes decorativas, o desenho de vitral original é da autoria de Sandra Pena.)

Pintar o vidro imitando o vitral (vídeo)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.