Realizar uma tapeçaria
Tear e instrumentos
Para iniciar um trabalho de tapeçaria decorativa, como as tapeçarias tecidas artísticas que temos vindo a efetuar, com técnicas simples e de execução livre, começa-se por adquirir um tear de estrutura também simplificada. O ARTEAZUL'ATELIER desenhou o seu próprio tear, solicitando a um carpinteiro que o executasse segundo o projeto. É um tear de pregos, assim chamado, de forma retangular, como pode observar-se num dos artigos anteriormente publicados sobre este tema.Monta-se a teia com fio de algodão mais grosso ou mais fino, dependendo da resistência que pretendemos dar à tapeçaria.
Dando largas à imaginação e criação espontânea ou seguindo um esquema previamente elaborado, dá-se início à obra, começando a trama de baixo para cima, entrelaçando as lãs, conforme a técnica de tecelagem, passando o fio de lã um por cima e outro por baixo de cada fio da teia e, na volta seguinte, continuando o processo ao contrário. No entanto, podem quebrar-se estas regras com a passagem do fio de lã por mais que um fio da teia, fazendo torções, nós, tufos.
No final retiram-se os fios da teia dos pregos e dão-se nós.
Os instrumentos podem ser por exemplo uma agulha das que são utilizadas para a tapeçaria de Arraiolos, ou uma agulha de madeira - navete -, mais prática para este efeito e um pente para comprimir as lãs que pode facilmente ser substituído pelas próprias mãos.
Depois da trama estar bem apertada, cortam-se os fios que sobram por detrás da tapeçaria.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...