Tapeçaria tecida artística
Tapeçaria moderna ligada à tradição
Dentro do trabalho artesanal que vamos efetuando com a utilização das lãs, a tapeçaria desenquadra-se normalmente do âmbito tradicional. Tal como é entendido por grande parte de estudiosos e artesãos, parte-se do princípio que a palavra tradição significa tudo o que se sabe sobre determinado assunto e que é transmitido de geração em geração, ou seja, conservando usos e costumes e também técnicas artesanais no capítulo das artes decorativas.Consideramos que na manufacturação das nossas tapeçarias utilizamos, de facto, os princípios básicos da técnica de tecer, com tear e instrumentos muito simples, mas com uma liberdade de trabalho que, não sendo na maioria dos casos totalmente inovadora, nos leva a sair, por vezes completamente, do considerado trabalho de tecer normal ou tradicional. Este, pela arrojada escolha de cores, emprego de materiais novos e superfícies texturais das mais variadas, poderá ser entendido por muitos como despropositado e fora dos padrões usuais da região em que estamos inseridos - Trás-os-Montes e Alto Douro.
Assim, na tapeçaria tecida artística, tal como em outras técnicas, damos realmente importância aos aspetos tradicionais, ao mesmo tempo com modos diferentes de ver, observar, sentir, arriscando experiências novas e a capacidade inovadora como condições essenciais para que tradicional não signifique apenas repetição monótona do que era feito antigamente.
Em conclusão: no que diz respeito à Tapeçaria Tecida e também em outras técnicas, os nossos trabalhos serão feitos sempre em função do que é conhecido como tradição mas com uma componente moderna. Entendemos que o artesanato deve ser um trabalho manual sem, no entanto, ser limitativo a novos horizontes artísticos e técnicos, usando de uma forma mais ou menos radical o método experimental, encontrando a expressividade na variedade textural, no contraste de cores e harmonias com diferentes estilos.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...