Obra de tapeçariaArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Obra de tapeçaria

Tapeçaria tecida à mão


Composição semi-abstrata "O Douro"

São inúmeros os pontos que podem efetuar-se numa obra de tapeçaria tecida à mão. Não é o caso da que apresentamos e concluímos hoje mesmo, encontrando-se ainda no tear. De facto, nesta tapeçaria nem sequer existem pontos, mas sim um seguimento da trama perfeitamente normal, sem pontos de qualquer tipo muito menos especiais, limitando-se a trama a prosseguir simples na troca de cores e tonalidades dessas mesmas cores. A variedade destas é, no entanto, relativamente grande, assim como os contrastes de claro e escuro. Do mesmo modo, as texturas são discretamente diversas e constituem superfícies distintas, por via dos diferentes tipos de lãs e das suas espessuras.
A composição é semi-abstrata, mostrando, contudo, a exuberância do Douro nas suas cores e formas.
Por favor, clique na imagem para observá-la em tamanho grande. A obra encontra-se exposta no ArteAzul'Atelier, em Vila Real.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.