O entusiasmo de trabalhar a tapeçaria tecida
Formas e cores
O que à partida poderá parecer um trabalho de grande morosidade, esse facto deixa de constituir um problema maior, pois à medida que se progride trama fora, o entusiasmo cresce juntamente com as formas que se vão constituindo e as diferentes luminosidades que as lãs nos permitem observar. Quer seja um trabalho motivado pela improvisação, quer seja uma obra elaborada com a sujeição a um esquema ou mesmo projeto mais elaborado, praticamente o tempo não conta como impedimento.
Surpreendem-nos as harmonias mesmo que nos pareçam misturas de cores incongruentes. Como em qualquer obra artística, o carácter pessoal estará naturalmente presente na tapeçaria tecida artística e a técnica deve respeitar-se, se bem que neste aspeto concreto, a técnica, livre, dá-nos imensas facilidades. Estas, contudo, não são motivo de desvalorização, antes pelo contrário. Proporcionam sim infindas variedades texturais e ensaios e experiências podem inclusivamente ser realizados durante a prossecução do trabalho.
Em nosso entender, a tapeçaria tecida, não só nos permite desenvolver a capacidade criativa como a destreza manual. Evidentemente que, após horas de trabalho, algum incómodo físico ou mesmo dores de costas podem surgir pelas posições do corpo debruçado, sendo por isso conveniente dosear o tempo despendido segundo a resistência de cada uma(a).
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...