Nova tapeçaria (2)ArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Nova tapeçaria (2)

Alterações ao projeto


Nova tapeçaria em construção (texto 2)

À medida que o trabalho se vai desenvolvendo e cresce a obra de uma tapeçaria tecida à mão, são inevitáveis algumas transformações e alterações ao projeto inicial que de um modo natural se vão efetuando. O mesmo dirão outros artesãos e artistas em relação às suas obras onde empregam outros materiais e artes. No caso concreto da tapeçaria tecida à mão, os materiais − as lãs ou fios de lã sintética − têm texturas e espessuras diferentes e por isso assumem nos comportamentos, tal como as pessoas, diferentes personalidades e as suas inserções na teia acondicionam-se de modos distintos, com mais ou menos resistência, maior ou menor dificuldade, permitindo, também de modos diversos, comprimir-se e ajustar-se e os resultados, independentemente das cores, apresentam-se surpreendentes nas expressividades que transmitem.
As alterações que referimos são numa boa parte das vezes suscitadas pela observação daqueles comportamentos e por ditames de comunicação, solicitando-se cortes de fio menos extensos, aqui ou ali, mudanças repentinas de coloridos, curvas e perfis moldados conforme os resultados da confrontação benéfica entre o artesão e as matérias que utiliza.
É necessário, assim, um certo distanciamento para uma melhor interação, evitando-se palavras e vícios desnecessários, ao mesmo tempo dando azo a momentos de reflexão enquanto a obra deixa contemplar-se, projetando-se o futuro ali tão próximo e confrontando a realidade do projeto que, apesar das mudanças, continua com o formato da origem, mas resignado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.