Arranjos de NatalArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Arranjos de Natal

Cores quentes natalícias e contrastes 

Em decorações de espaços interiores, por exemplo numa sala principal onde decorrem anualmente as festas alusivas à quadra de Natal, servem muitas vezes os centros de mesa ou jarrões como suporte a arranjos de Natal elaborados com materiais diversos, juntando peças já usadas em anos anteriores ou peças novas; umas e outras com cores fortes e quentes como é o caso dos tons vermelhos associados às cores complementares dos tons verdes, resultando daí composições extremamente expressivas e contrastantes de modo a simbolizar a força e o calor humanos que nestas alturas devem prevalecer nos ambientes familiares.
Dessas peças, dependendo dos gostos, evidentemente, fazem parte normalmente algumas que são características destas alturas festivas: frutos e ramos naturais e artificiais – azevinho, romãs, pinhas, medronho; velas e estrelas brilhantes de papel ou de outros materiais.
Devem utilizar-se, como dissemos, as cores quentes e fortes, não só os vermelhos, mas também os dourados em tons de aparência nova ou mesmo de aspeto envelhecido, usando-se neste caso a aplicação de técnicas de envelhecimento. Mas, de facto, o vermelho associado à sua cor complementar, o verde, realça sobremaneira a composição. Nesta junção de tons não é obrigatório, de modo nenhum, o uso de tintas para representação das cores. Estas já se encontram nos elementos que escolhemos e decidimos juntar. O verde e o vermelho são o exemplo mais evidente da complementaridade de cores que, tal como afirmam especialistas, dão origem ao mais expressivo e profundo contraste.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.