O artesanatoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

O artesanato

Artesanato: azulejaria e tapeçaria tecida

O ArteAzul'Atelier, mantendo as suas atividades ligadas às artes decorativas e à pintura, vê com especial interesse a azulejaria tradicional e a tapeçaria tecida artística como técnicas artesanais ancestrais e, por isso, de elevado valor histórico.
Pela investigação que se vai efetuando e aprendendo pormenores sobre os métodos de realização, o ArteAzul'Atelier procura implementar nas suas obras traços característicos antigos, ligando-se à tradição histórica, entendendo o artesanato, contudo, segundo dois pontos de vista:
1. O artesanato significa manufatura de objetos com matéria-prima existente em determinada região ou próximo desta, repetindo-se ao longo dos tempos, por vezes com ligeiras alterações, utilizando-se os mesmos materiais e utensílios. Esta será a ideia primeira ou base do artesanato ou atividade artesanal;
2. Tendo em conta a história, a tradição e a origem dos materiais, o artesão deverá voltar-se para os aspetos inovador e criativo, fazendo da atividade um meio de expressão artística. 
O ArteAzul'Atelier começou a sua atividade na vertente artesanal, pintando azulejos com vidrado em cru, cozidos posteriormente. Mais tarde, começou a efetuar, com um tear simples, pequenas peças de tapeçaria tecida artística, utilizando variados tipos de lãs, realizando trabalhos que se caracterizam pela representação mais ou menos explícita das paisagens transmontana e duriense, na tapeçaria com cores fortes e quentes e nos azulejos o azul cobalto, utilizando aqui ou ali o amarelo, fazendo novas montagens com fotos recentes e desenhos antigos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.